quarta-feira, 12 de maio de 2010

Só sei que nada sei - questão de arbitragem

Estátua de Sócrates em Atenas, Grécia

Esse post é um pouco longo, mas vale a leitura. Afinal, quem não teve problemas com a arbitragem? Vale o esclarecimento.

Confronto Fluminense x Unihand Beach pela semifinal da série B, abril de 2010, 2ª etapa do Campeonato Estadual de Beach Handball. Fluminense vence o primeiro set e Unihand o segundo. A partida vai para o "shoot out" (um contra o goleiro). Diz a regra 9, item 8 e 9 sobre o desempate da partida:

9:8 Se ambas as equipes vencerem um tempo de jogo, se utiliza o método de desempate “Shoot Out” (um jogador contra o goleiro). 9:9 Cinco jogadores que estão autorizados a jogar efetuarão arremessos alternados com a equipe adversária.(...) É considerada vencedora a equipe que marcar mais gols após os cinco arremessos.

Até aí tudo bem. Mas o que acontece quando, após os cinco arremessos, o placar do "shoot out" está empatado? Esclarece-se o ponto na continuação da regra 9, item 9:

... Se nenhum resultado foi definido depois da primeira série, o “Shoot Out” continuará. (...) Novamente, CINCO jogadores autorizados a jogar, efetuarão arremessos alternados com a equipe adversária.

Por que o grifo da palavra "cinco"? Porque no jogo ao qual me refiro, após identificar que necessitaria colocar para cobrar o "shoot out" jogadores não tão eficientes nesse quesito quanto os cobradores anteriores, a equipe do Fluminense pôs a cobrar novamente atletas que já haviam cobrado, antes mesmo de fechar o número de CINCO necessários ao encerramento da SÉRIE e, por isso também o grifo da palavra série. Pelo que se pode entender pela regra, "série" corresponde ao conjunto de cobranças efetuadas por CINCO jogadores e parece desnecessária a inclusão da palavra DIFERENTES. Ou não? Por favor se alguém sabe de algo em contrário manifeste-se!

De forma alguma acreditamos que tal atitude tenha sido gerada por qualquer "esperteza" ou "má fé" do Fluminense. Creio que, assim como todos nós, dirigentes, atletas, espectadores e árbitros, houve dúvida em relação à regra do jogo. E a decisão óbvia parecia ser que cobrassem os melhores batedores. Entretanto, o dirigente da equipe do Unihand Beach, alertou à arbitragem para o fato de que o Fluminense estava prestes a repetir um jogador antes do término da série e perguntou se isso era válido. A arbitragem confirmou que nada havia de irregular e que os times poderiam colocar para cobrar qualquer jogador, uma vez que estavam na série alternada. Dessa forma, o Unihand Beach pôs para cobrar apenas seu melhor batedor seguidamente e assim passou a fazer também o Fluminense.

Todos em volta da quadra manifestavam-se de que não era possível tamanho disparate! Mas a verdade é que ninguém tinha certeza do procedimento correto.

Cobravam alternadamente e infinitamente apenas dois jogadores, um de cada time! O que aconteceria? O "shoot out" só acabaria quando algum jogador finalmente cansasse??? Porque erros não pareciam nem próximos de acontecer em virtude da competência do jogadores.

Quando a bola arremessada pelo jogador do Fluminense finalmente já se encaminhava para fora, o que daria a vitória ao Unihand Beach, o secretário da partida apitou para interromper o andamento do desempate. "Finalmente alguém viu que a coisa não podia ser bem assim..." Todos nos questionávamos: e agora? Volta tudo? Volta toda a série alternada? Mas o jogador finalmente bateu pra fora! O Fluminense ia perder...

NÃO!!! Nada disso, continua tudo de onde está. Segundo a arbitragem o problema estava que um jogador não poderia bater seguidamente. Ok... Apesar de tudo, ok. Ninguém tinha certeza de nada. Mas volta de onde eles começaram a se repetir? NÃO!! Só não repete mais o mesmo jogador seguido! Donde se conclui que... era preciso um revezamento de pelo menos dois jogadores da mesma equipe!!! (consultar a regra pra quê?? a criatividade é melhor!) E assim foi feito: de dois em dois os jogadores se repetiram e o Fluminense venceu a disputa indo para a final e posteriormente vencendo a etapa.

Queremos frisar que o Fluminense se mostrou uma equipe digna da posição que conquistou e os problemas deste jogo não desmerecem os resultados obtidos pelo time. A questão não é essa. Nossa preocupação é com as regras e sua aplicação minimamente adequada.

Vamos tentar esclarecer então essa questão. Vamos repetir a regra 9, item 9:

9:9 CINCO jogadores que estão autorizados a jogar efetuarão arremessos alternados com a equipe adversária.(...) É considerada vencedora a equipe que marcar mais gols após os cinco arremessos.
... Se nenhum resultado foi definido depois da primeira SÉRIE, o “Shoot Out” continuará. (...) Novamente, CINCO jogadores autorizados a jogar, efetuarão arremessos alternados com a equipe adversária. (...) Nessa SÉRIE e em qualquer outra subsequente a partida será decidida tão logo uma equipe esteja vencendo por um gol, uma vez que tenha sido feito um número igual de arremessos por equipe.

Nos comentários desta regra existe a seguinte frase:

Se o número de jogadores ficar abaixo de 5 (cinco) em uma série, a equipe em questão terá como conseqüência menor número de arremessos, porque nenhum jogador pode arremessar pela segunda vez na mesma série.

Apesar do comentário se referir a outra questão relativa ao "shoot out", creio que está claro que nenhum jogador pode arremessar pela segunda vez na mesma série. E que CINCO é o número de jogadores que compõe uma SÉRIE.

A questão que fica é a seguinte: não há problema nenhum em haver erros de arbitragem. Errar é humano. Se a arbitragem não sabia exatamente a regra, ok. Mas não havia sequer um livrinho de regra pra consulta na mesa??????!!!! Se tinha, MEU DEUS! Por que ninguém o consultou??? O que vimos foi uma sucessão de erros, falta de estrutura (cadê as regras), falta de critério (pois, se não podia repetir seguidamente o mesmo jogador, era preciso retornar ao ponto onde começaram a se repetir, não?) e, ao que me parece, faltou uma "pitada" de humildade para se admitir que não se tinha certeza do procedimento e consultar a regra, ou se não havia regra, pelo menos questionar outros árbitros.

Na etapa de maio, certamente o CEPRAEA estará com as regras debaixo do braço. Não somente para casos que possam acontecer conosco, mas para podermos auxiliar quem quer que seja, equipes ou arbitragem.

Se alguém tem algum conhecimento que possa ajudar a esclarecer a questão, favor manifestar-se.

"Só sei que nada sei" (Sócrates - filósofo grego)

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila, acho muito válido você abordar esse tipo de assunto, porque tanto na quadra quanto na areia a situação em relação à arbitragem é semelhante. Sou atleta do Fluminense e vivenciei essa situação que você expôs. O problema foi que os técnicos, Rômulo (Unihand) e Marcio (Fluminense), sinalizaram para a arbitragem que aquelas trocas não poderiam ser feitas. Mesmo assim os árbitros confusos mantiveram a situação irregular que posteriormente foi corrigida pelo mesário. Como você disse, o ser humano erra, então temos que entrar na quadra, conscientes de que vamos ser prejudicados e/ou favorecidos pela arbitragem. O árbitro tem direito a ter dúvidas, por isso não há vergonha alguma em consultar um livro de regras. Ao invés de demonstrar insegurança ou pouco conhecimento, o árbitro demonstrará comprometimento com o acerto, resultando numa boa arbitragem. Acho que isso foi apenas um detalhe. Com exceção do shoot-out um pouco confuso, as duas equipes deram um show de Handebol de Areia, sem nenhuma "interferência negativa" da arbitragem durante os sets.

    Espero ter contribuído
    Beijos!
    E mais uma vez, parabéns pela bela equipe que vem evoluindo muito!
    Davi

    ResponderExcluir
  3. Davi,
    certamente o ponto principal é essa questão de que consultar a regra é a muito melhor que prejudicar o jogo. E como muita gente teve dúvida no momento, achei interessante trazer à tona esse ponto da regra que, como tantos outros, não tínhamos conhecimento até que uma situação se apresentasse.
    Claro, as equipes jogaram muito e foi uma bela partida!

    ResponderExcluir
  4. Olha,

    Faz tempo que eu me seguro para não escrever sobre a arbitragem carioca. Já tive inúmeros aborrecimentos, mas evito jogar tudo no site, porque a maioria não vai gostar do que vai ler.

    Nesse caso narrado por você ocorre algo muito comum no beach. O Empate no shoot out não é uma coisa tão rara de acontecer.

    O que deve acontecer é o seguinte: Além de novos 5 cobradores, deve-se alterar a quadra e a órdem de lançamento. Ou seja, quem começou defendendo, deve começar lançando. A única possibilidade de um mesmo atleta cobrar 3x, seria no 11º arremesso.

    E mais um detalhe que alguns desconhecem, no caso de marcado um tiro de 6m, durante o shoot out, qualquer jogador da equipe pode cobrá-lo. Mesmo que ele já tenha cobrado o seu shoot out.

    Dito isso, tudo bem que apareçam dúvidas, o grande problema é que não há humildade para reconhecer que não sabe e consultar alguém, ou mesmo o livro de regras, como proposto por você.

    Inúmeras vezes já pude ver árbitros apitando com critérios antigos e desatualizados.

    Devemos entender que o Beach está em constante evolução e é preciso que todos estejamos atentos às regras e às convenções da modalidade.

    Um abraço,
    Marcinho

    ResponderExcluir
  5. É difícil acreditar que uma coisa dessas pode ter ocorrido numa etapa estadual. Essa situação é tão comum de acontecer, que custo a acreditar que dois renomados clubes passaram por isso. Os técnicos também são bem experientes e poderiam se negar a continuar o processo equivocado. Ou não? Uma coisa fica clara para mim: se um dos clubes tivesse mantido o rodízio de atletas, a partida poderia ser anulada por erro de direito. Mas como os dois clubes fizeram uso do equívoco, a solução é o resultado final.
    Empate em sets = a shoot out. 5 atletas cobram por equipe alternadamente. Novo empate? Nova série de 5 arremessos. Mudança na direção para onde se arremessa e de quem começa batendo. Na primeira vantagem com número igual de arremessos vitória de uma das equipes. Nenhum atleta pode repetir arremesso dentro da série.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Apesar da minha ignorância sobre o assunto, o jogo foi bonito, houve um ótimo desempenho das equipes, estavam coesas, parabéns ao fluminense pelo resultado!

    P.S.2.: "consultar a regra pra quê??? a criatividade é melhor!" - esse parênteses merece destaque! A quebra na seriedade do post torna a leitura agradável até para quem não está ligado à área. Dá mesmo para sentir a indignação a cada frase. Arrisco que mesmo quem não viu o jogo consegue reconstituir a cena. Parabéns aos autores.

    P.S.2.: Desculpe o comentário pouco técnico.

    ResponderExcluir