terça-feira, 30 de agosto de 2011

Arbitragem: sem espaço pra chororô

Árbitros em ação na 4ª etapa do Circuito Carioca série C 2011


Quem acompanha minimamente o Beach Handball carioca sabe que a questão da arbitragem é um problema sistemático. Em quase toda etapa há sempre equívocos memoráveis e decisões questionáveis de todo o lado. As equipes e jogadores cansam de fazer críticas, às vezes construtivas, às vezes não, à qualidade dos árbitros e organização do evento. Tenho certeza que grande parte das reclamações tem muito fundamento. Falta de planejamento, de atualização, de coerência, de bom senso, de imparcialidade, de seriedade. Tudo isso e mais um pouco pode ser colocado na conta dos árbitros da FHERJ sem que alguma equipe se levante para defender a federação. Todos já se sentiram pelo menos alguma vez, gravemente prejudicados e, provavelmente, têm razão.

Mas... Quando a coisa está muito ruim, significa que tem muita coisa a melhorar e isso pode significar uma coisa boa. Porque o mínimo que se faça já é melhor do que o que veio antes. E assim, parece ter ocorrido na 4ª etapa do Circuito Carioca de Beach Handball - série C, no último sábado dia 27 de agosto. Na praia de Copacabana, o que se viu foram poucos momentos em que houve brecha para se contestar a atuação da arbitragem e da organização.

Não estou dentro da organização da competição para dizer se houve alguma mudança. Ainda que tenha sido por mero acaso, é interessante que a FHERJ olhe com cuidado para entender o que é que fez a etapa transcorrer sem grandes problemas. Foi simplesmente o nível de handebol mais baixo que faz com que não dependa tanto de detalhes? Foram os árbitros que foram escalados? Foi a postura dos atletas e equipes? Foi a ausência de rivalidade acirrada entre atletas e equipes? Foi a seriedade como foram conduzidas as partidas? Foi a ausência de "pressão" dos atletas, dirigentes e equipes de maior "nome"?

Claro que um ou outro lance de jogo sempre será contestado, pois a visão e a percepção dos árbitros é sempre diferente dos demais indivíduos dentro da área de jogo. Mas finalmente, parece que a arbitragem apresentou um sinal fundamental: DISCRIÇÃO. Isso significa que o handebol foi a estrela principal, que a performance das equipes foi fundamental para o resultado e não decisões dos árbitros. Quando os árbitros não são percebidos, significa que fizeram um bom trabalho.

É importante o CEPRAEA destacar a questão num momento em que não alcançou seu objetivo. É importante porque a equipe que vence normalmente esquece tudo o que passou e a que perde sai como "chorona". Não é esse o caso. Perdemos a final para a equipe de Três Rios. Efetivamente perdemos. Por mérito do adversário e por nossos erros e não os da arbitragem. E isso é digno de elogio.

Esperamos sinceramente que a FHERJ tenha identificado como foi que conseguiram essa boa atuação para que possa repeti-la. Temos um longo caminho a percorrer para melhorarmos, mas a luz no fim do túnel apareceu! Não vamos deixá-la se apagar!


6 comentários:

  1. Excelente Camila! Você deu uma aula de como analisar e reconhecer avanços. Parabéns pelo que representa para esses jovens, que têm em você uma pessoa crítica e consciente do valor e lugar de todos. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom , ontem ( 29/08/2011 ) no programa Bem,Amigos do sportv , o ténico wanderley luxemburgo , do flamengo , deu um exemplo muito claro de como o emocional afeta a arbitragem no futebol , que pode servidor para os outros esportes , inclusive para o Beach Handball,ele disse o seguinte:''Fomos jogar uma vez contra o Atlético Paranaense na Arena da Baixada , e na ocasião o time da casa estava sendo punido , e não havia torcida , apenas os times , imprensa , e arbitros, alguns lances que normalmente a torcida reclamaria e consequentemente o árbitro mostraria um cartão ou seria mais ríspido , foram levados na conversa , lances como simulação , exagero numa entrada e etc''
    Bom , tirando isso de exemplo , acho que em um jogo com rivalidade , mais times experientes assistindo e quando o jogo vale mais , como por exemplo a final da série A, qualquer erro ou atitude mais forte por parte da arbitragem , é sempre contestada , pois numa competição de alto nível qualquer detalhe faz toda a diferença.Para mim , deveria existir um trabalho psicológico mais forte por parte da federação , para que sejam tomadas as mesmas atitudes em todas as séries e inclusive no campeonato brasileiro.Essa é a minha opinião como jogador/amante do esporte.
    Abraço a todos !

    ResponderExcluir
  6. Excelentes colocações Camila, mais uma vez diga-se de passagem.
    Realmente a equipe que vence, acaba esquecendo um ou outro lance que venha a prejudicá-la durante uma etapa, normal, e quem perde sempre procura uma justificativa, primeiro nos outros e depois somente acontece uma auto crítica.
    Mas volto na 3ª etapa... etapa esta que ficamos em último lugar na série C, pra nós o fundo do poço... Mas em nenhum momento visamos a arbitragem, que ao meu modo de ver, não nos prejudicou e se mostrou até mais coerente do que o normal de etapas. Preferi focar em estudar mais alguns pontos falhos da nossa equipe, treinamos e deu certo...
    Destaco aqui um ponto, que acho que merece ser destacado... Mesmo não sendo uma etapa com jogadores de nível de seleção, a postura foi digna de grandes atletas, ou pelo menso de como eles deveriam se comportar, e isso ajuda demais o transcorrer de uma arbitragem... Mesmo em jogos mais ríspidos, que geraram mais contatos por exemplo, apesar de erros, a relação arbitragem/atletas foi positiva.

    Como vc mesmo disse Camila, que não de apague esse feixo de luz que surgiu das trevas!

    Abraço a todos,

    Professor Bruno Verly

    ResponderExcluir