terça-feira, 6 de abril de 2010

Mens sana in corpore sano (Mente sã em corpo são)

A equipe CEPRAEA procura sempre aplicar na prática, a teoria adquirida

O verso em latim do poeta romano Juvenal lembra que mente e corpo devem estar sãos, indissociadamente e em sincronia. Nesse sentido, o CEPRAEA acredita ser importante desenvolver não somente a parte prática, na qual aplicadamente vem dedicando muitos treinamentos, mas também a parte teórica.

Aproveitando a deixa do blog Beach Handball São Paulo, que vem apresentando conteúdo teórico de grande valia para profissionais da área, aproveito para destacar que o nosso blog possui uma seção inteira dedicada a esses e outros materiais: é a seção ARTIGOS, localizada na barra direita da página.

A ideia foi de que, organizando o material espalhado na internet sobre nossa modalidade, o CEPRAEA desse uma mãozinha àqueles que têm dificuldades em encontrar material de consulta. Apesar do nome, na seção se encontram além de artigos científicos do mundo do Beach Hand, textos de ordem mais técnica e também vídeos para auxílio de todos aqueles que se interessam pela modalidade, sejam dirigentes, atletas, professores ou pesquisadores. Em breve esperamos adicionar a categoria de bibliografia, isto é, livros que consideramos interessantes para nosso esporte. É resultado do esforço para adquirir embasamento teórico a fim de aperfeiçoar nossa prática, aumentando assim a eficiência do trabalho desenvolvido.

Vale lembrar que o atleta que se prepara teoricamente também torna-se conhecedor de sua modalidade, dos procedimentos aplicados a ele por treinadores, desenvolve seu rendimento por entender melhor os objetivos de sua prática e poder focá-los. E ainda forma consciência crítica, podendo opinar, refletir, questionar e contribuir para evolução tanto do próprio desempenho, quanto do da equipe da qual faz parte.

Estamos continuamente atualizando a seção. Sempre que encontramos material considerado interessante para o desenvolvimento do Beach Handball, adicionamos aqui. Além disso, também colocamos à disposição de todos, materiais desenvolvidos por nós da equipe CEPRAEA. Por isso, fique de olho!

Os versos abaixo podem servir de inspiração para nosso trabalho.

Tradução de trecho da Sátira X:
"Deve-se pedir em oração que a MENTE SEJA SÃ NUM CORPO SÃO.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."


6 comentários:

  1. Olá Camila!
    Gostei muito de saber que você compartilha da preocupação com a formação integral dos envolvidos com o handebol de areia no Brasil e que também disponibiliza no seu blog material didático e científico relacionados a modalidade. Como você bem sabe estamos continuamente produzindo conhecimento sobre o beach handball com o estudo acadêmico, a prática profissional e as experiências. Precisamos agora sistematizar, divulgar e discutir tudo isso. Afinal, nosso país é referência na modalidade e tenho certeza que todos querem saber o que fazemos por aqui.
    Parabéns pelas suas ações!!!
    Grande abraço,
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog de vcs ,as informações e tudo mais, só que estou com dificuldade de abrir o vídeo do jogo com a unisuan de 18/3 , fala que precisa saber com qual programa deve ser aberto teria alguma dica para me ajudar muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Ted Boy,
    alguns vídeos estão em .VOB que é a extensão de arquivo do DVD. Se vc tiver em seu PC o programa Power DVD selecione-o para abrir esse tipo de arquivo, caso não tenha, você pode baixar algum programa gratuito q faça a exibição desse tipo de arquivo procurando em sites como o "baixaki" por exemplo, ou baixar programas para coverter o arquivo em formatos que sejam lidos pelo windows media player (.avi ou .mpeg por exemplo).
    Estamos mexendo nas configurações pra jah deixar tds os arqivos em .avi em breve estarão atualizados.

    Abraço e aproveite

    ResponderExcluir
  4. Camila,
    Parabéns por todas as contribuições que tem dado ao handebol de areia. Com certeza, na seleção, aproveitaremos o trabalho de vocês. Os vídeos e jogos serão mostrados para todos. Andei fazendo desses vídeos e tenho material para muitos outros. Só é preciso tempo para montar. Minha casa está aberta para quem quiser vir aqui e trabalhar (editar, ver jogos ou discutir a modalidade).
    Bjs

    ResponderExcluir