quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Renovação foi a palavra!

Da esquerda pra direita e de cima para baixo:
Cyru, Coelhão, Felipe, Marlon, Marcinho, Diego, Michell, Jaime, Certo, Diogo e Ítalo.
(participaram do qualifying também BC e Antonio)



O campeonato brasileiro de Beach handball 2010/11 já prometia quando começou a etapa de qualificação dois dias antes com equipes muito boas. Tanto que, das 7 equipes que estavam no qualifying, quatro, inclusive o Rio Handbeach/CEPRAEA, ficaram entre os 5 melhores da competição. No qualifying o Rio Handbeach/CEPRAEA ficou na chave B junto com os times Gremio Cief (PB), Niteroi Rugby (RJ) e Campinas beach handball (SP). Os resultados foram os seguintes:
Rio
Handbeach/CEPRAEA 2 X 1 Niteroi Rugby
Rio
Handbeach/CEPRAEA 2 x 0 Campinas Beach Handball
Rio
Handbeach/CEPRAEA 0 x 2 Gremio Cief

Assim conseguimos nossa classificação para a fase final do brasileiro.

Com os resultados de todas as etapas feitas no Brasil mais o
qualifying formaram-se dois grupos, para a tão esperada etapa final do Circuito Brasileiro de Beach Handball 2010/2011:

Chave A
São Vicente (SP)
Rio
Handbeach/CEPRAEA
Arena
Beach Handball (RJ)
COPM (PB)
HCNN (RN)

Chave B
Mongaguá (SP)
IDEC (RJ)
Grêmio Cief (PB)
Niterói Rugby (RJ)
UNIHANDBEACH/ BELFORD ROXO(RJ).

Na fase de grupos, em um jogo apertado ganhamos do
HCNN por 2 x 0 com parciais de 11x10 e 9x8. Contra o Arena, time que viria se sagrar campeão da competição, fizemos um jogo de muita garra e ganhamos de 2 x 0. No primeiro set 14x06 e no segundo 20x12. Por fim, perdemos para o COPM (PB) e também para São Vicente (SP) de 2 x 0.

Mas foi nas quartas de final que o bicho começou a pegar: Rio
Handbeach/CEPRAEA x Mongaguá. Dava pra sentir a rivalidade no ar, desde o aquecimento até a ultima batida de um contra o goleiro. Os dois times, com ótimos jogadores, proporcionaram um jogo de alto nível decidido nos detalhes e erros dos times. Após tentar duas vezes chutes valendo apenas 1 ponto, Rio Handbeach/CEPRAEA saiu vitorioso do primeiro set com a diferença de 1 gol. Já no segundo set o Rio Handbeach/CEPRAEA manteve a pegada, vibrando a cada lance ganho pela defesa e cada bola convertida no ataque. Do outro lado da quadra, Mongagúa não ficava para trás, sendo um time muito vibrante. O segundo set terminou com vitória de Mongaguá por 2 gols de diferença. No 1 contra o goleiro, o Rio Handbeach/CEPRAEA sempre demonstrou muita qualidade, tendo o experiente Cyrillo saindo bem para evitar o chute do adversário e o goleiro Jaime fazendo seu papel. Cyrillo forçou o erro de 2 jogadores e Jaime pegou uma bola. O jogo terminou nada mais, nada menos que MEIA NOITE E MEIA. Fomos para a semi-final contra o Arena.

Sabíamos que o primeiro jogo contra o Arena não iria valer de nada se não colocássemos o nosso ritmo novamente. Logo no primeiro
set mais ou menos aos 3 minutos Diogo, um dos principais jogadores do Arena foi expulso, mesmo assim os adversários conseguiram a vitória nos dois sets, em um jogo emocionante porém decepcionante para o Rio Handbeach/CEPRAEA que tinha tudo para estar na final. Dessa forma, Rio Handbeach/CEPRAEA e COPM disputaram terceiro lugar e Arena Beach Handball e Grêmio Cief, a final.

A disputa de terceiro foi a mais emocionante que participei e presenciei. No primeiro
set modificamos totalmente a forma de jogar e surpreendemos nosso adversário deixando-o confuso e caindo nos próprios erros. Nossa vibração era do tamanho da praia e nada podia nos tirar aquele set que prometemos para nós mesmos antes do jogo que seria nosso. A cada 6 metros marcados a nosso favor, gol feito, jogador excluído, gritávamos com todas as forças com um sol fortíssimo em nossas cabeças (o que resultou em dois desmaios, um no masculino e outro no feminino). O primeiro set foi finalizado com o placar de 18x08 para Rio Handbeach/CEPRAEA.
No segundo
set, os adversários pareceram entender a forma como jogávamos. Mesmo assim não recuamos, continuamos lutando até o final, porém o ataque deles foi mais produtivo e conseguindo nos superar por 16x12. Na disputa de 1 contra o goleiro, após as 5 batidas para cada time, o placar empatou em 2 x 2. Nas batidas alternadas, foram aproximadamente 30 minutos de shoot out de infindáveis arremessos!! A cada bola a emoção aumentava sendo Cyrillo o grande destaque pegando aproximadamente OITO chutes do adversário nessa disputa. Foram precisas 11 bolas para cada lado para desempatar. Muitos profissionais e jogadores experientes disseram que nunca tinham visto algo parecido. Os números finais foram 08 x 06 para o COPM.

Os 4 primeiros colocados:
Arena
Beach Handball (RJ)]
Grêmio Cief (PB)
COPM (PB)
Rio
Handbeach/CEPRAEA (RJ)

Parabéns a todos que participaram do campeonato!

A fase final do Circuito Brasileiro de
Beach Handball 2010/11 teve como característica principal a renovação, muitos jogadores disputando seu primeiro campeonato brasileiro, conseguindo boas marcas e colocações, principalmente nos times do Niterói Rugby e Unihandbeach.

Do nosso grupo, foram chamados para o
treinamento da seleção brasileira no sudeste: Marlon, Jaime e Ciryllo, jogadores que realmente fizeram a diferença principalmente nas horas decisivas.

A sensação de participar de um campeonato brasileiro é totalmente diferente de tudo que já tinha visto, a
experiência vai servir muito para ajudar companheiros de time e fazer ainda mais o esporte crescer. Agradeço a todos que proporcionaram a minha ida a esse campeonato!

Abraço a todos e vamos fazer nosso
esporte crescer mais ainda !


reportagens feitas em vila velha sobre o campeonato brasileiro de beach handball:

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/01/752521-tem+gente+de+olho+nos+talentos+na+copa+nacional+de+handebol+de+areia.html

http://www.redetribuna.com.br/tribunaesporte/?p=677

4 comentários:

  1. Borba,
    Você marcou vários gols nessa final. Fez gol de um. Gol de aérea. Fez gol de giro. E no final, fez gol de giro na aérea kkkkkkkkkkkkk
    Continue lutando e buscando seu espaço. Cuidado com o peso. Lembre-se que 1 kg na areia é igual a 10 kg na quadra.
    Parabéns e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Guerra , esse tipo de comentário só me da mais vontade de treinar e ganhar títulos !
    um abraço pra vc tb !

    ResponderExcluir
  3. Foi um ótimo campeonato , deu pra aprender bastante , agora é seguir firme no esporte e em busca de espaço.Queria agradecer ao CEPRAEA e especialmente a Camila que nos apoiou desde o começo.Vamos trabalhar para conseguir melhorar no estadual . Abraços

    P.S:
    Fiz 3 gols de giro na aérea e não foram computados ? vou reclamar com a arbitragem !ahahha

    ResponderExcluir
  4. Vejam essa:
    Amanhã no Sportv News edição manhã (9h às 10h). Matéria sobre o beach handball. Vamos ver como ficou.
    Abs

    ResponderExcluir