terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Ih! Deu cãimbra!"

"Ih!! Deu cãimbra!"


Cãimbra. Atleta CEPRAEA sabe bem o que é isso. Infelizmente. Se não é porque sentiu, é porque já viu algum companheiro ter que parar um pouco porque... "Ih! Deu Cãimbra!" BC e Davi costumam ter no abdômem, Antônio e Cayo na panturrilha. E haja alongamento para melhorar!

Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, reproduzo aqui matéria do Portal da Educação Física.


Cãimbra, conheça as causas e os alimentos que ajudam a evitá-las

Fonte O2 por Minuto

Muito bem conhecida pelos atletas, a cãimbra é uma sensação inconfundível. Corredores tanto amadores quanto profissionais são obrigados a conviver com este incômodo, que é classificado como um dos piores inimigos durante competições e que é responsável por muitas desistências.

A cãimbra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãimbra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor água e sais minerais, como potássio e sódio, nesta região”, explica Raul Santos de Oliveira, médico do esporte.

Além disso, outros motivos podem causar o famoso desconforto, como exercício extenuante e uso de determinados medicamentos, por exemplo, os diuréticos [vale lembrar que Coca-cola, energéticos, café e álcool são diuréticos], hipotensores e broncodilatadores, que fazem o corpo perder uma quantidade significativa de minerais.

DIETA ALIMENTAR CORRETA!
A ausência de alguns sais minerais podem ser um dos principais causadores da cãimbra, já que o corpo necessita de cálcio, sódio, potássio e até de vitaminas do complexo B, nutrientes perdidos durante a prática de exercícios físicos.

Sendo assim, alguns alimentos são imprescindíveis em uma dieta alimentar para diminuir a presença desta dor em treinamentos e competições. “Para acabar com esse problema, é necessário ingerir mais alimentos que contenham nutrientes essenciais para corrida, porém, também é recomendada uma avaliação dietética para saber qual nutriente esta carente na alimentação”, afirma Maria Gabriela Goulart, nutricionista.

Contudo, há outros causadores das cãimbras. A falta de hidratação é um dos principais motivos desse problema, exigindo mais água no organismo. “A água é de extrema importância para agir contra as cãimbra, já que altera a diluição sanguínea e interfere diretamente no desequilíbrio hidroeletrolítico”, explica Maria Gabriela.

Porém, se a cãimbra ainda aparecer durante suas passadas, Santos explica o que deve ser feito neste momento de dor. “A melhor forma amenizar o problema seria alongar a área na hora da contração. Esta prática estimula a circulação local e promove a irrigação dos vasos e por consequência a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor em poucos segundos”, sugere.

Massagear a área, esfregando o músculo afetado também pode ser uma boa opção. O descanso é importante na recuperação da dor, por isso, quando sentir a cãimbra, é importante que o atleta não force os músculos, reponha os nutrientes perdidos e relaxe.


ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA PREVENIR E AGIR CONTRA CÃIMBRA
:: Abacate
:: Agrião
:: Água de coco
:: Alho
:: Ameixa seca
:: Banana
:: Beterraba
:: Brócolis
:: Carne vermelha
:: Couve
:: Espinafre
:: Farelo de aveia
:: Farelo de trigo
:: Feijão de soja
:: Feijão preto e branco
:: Frutos do mar (ostra, mexilhão, polvo)
:: Frutos oleaginosos (amêndoa, amendoim, nozes, avelã, pistache, castanha de caju, castanha do Pará)
:: Grão de bico
:: Melancia
:: Melão
:: Pinhão
:: Quiabo
:: Salmão
:: Semente de abóbora
:: Suco de laranja
:: Tomate
:: Truta
:: Tubérculos (batatas inglesa e doce, aipim ou mandioca, batata cará, inhame)

Por Maurício Belfante
em 31/08/2010
retirado de http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=9500

Nenhum comentário:

Postar um comentário